domingo, 28 de junho de 2009

Michael Jackson 1958-2009

A primeira música que tenho em minha memória músical é "Human Nature" do negão Michael Jackson. Ouvia essa música quando tinha 5 anos enquanto a minha mãe passava roupa. Foi a primeira música que ouvi na minha vida. É uma pena que depois de fazer um disco fodão como "Thriller" o cara tenha abilolado e transformado sua vida em um circo de horrores. No final das contas o que todo mundo quer é ser feliz e se livrar das coisas ruins que passaram em suas vidas, vivemos fugindo dos traumas o tempo todo. Acho que o cara não fez nada além disso, quem somos nós para julgar. Em uma entrevista dada a revista Rolling Stone em 1983 ele disse que nunca teve um amigo de verdade, que os únicos "amigos" que tinha eram celebridades como Diana Ross. E que nunca teve com quem dividir seus medos e incertezas. Isso não é facil para ninguém ainda mais para um sujeito que sofreu espancamentos e abusos psicológicos quando criança, promovidos por um pai monstruoso que sempre pensou em transformar os filhos em uma máquina de ganhar dinheiro. Pois é. Ele conseguiu!
É preciso saber separar o lunático de vida atribulada do artista perfeito. Se esquecermos sua vida conturbada o que resta é um artista que trouxe uma contribuição incalculavel para a música mundial. Deve ser sempre lembrado como um Stevie Wonder ou um Ray Charles. Num tempo de preconceito sem precedentes foi o primeiro artista negro a tocar em uma rádio branca nos EUA.
Loucuras a parte, o cara foi responsavel por criar uma nova estética músical e performatica. O cara era um grande músico e tinha plena noção do que estava fazendo quando entrava em um estúdio ou quando colocava os pés em um palco. Com tantas acusações e escandalos as pessoas se esquecem do brilhante musico com 45 anos de carreira que desde criança orientava os irmãos de como tocar os instrumentos e os ensinava novos passos de dança.
A mesma mão branca que viamos nos útimos tempos um dia foi negra e escreveu o baixo maravilhoso de "Billie Jean" e muitos outros clássicos que embalaram nossas infancias.
Se foi em 25 de Junho de 2009 reforçando a idéia de que: Só morre quem vive. Quem vive de verdade, intensamente.
Michael Jackson - Human Nature

Um comentário: