quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Indios"

Sempre gostei da música "Indios" do Leião Urbana, por que ela consegue passar tanta coisa, tantas idéias, tanta verdade com poucas palavras, eu invejo isso pois sempre usei muitas, muitasa palavras... enfim uma belissima canção, que em pouco mais de 4 minutos resume com lirismo impar toda a podridão da raça humana!
Dia desses fui assistir a este "filminho" da globo chamado O Homem do Futuro, cuja trilha é outra música do Legião Tempo Perdido, o filme é divertido por isso valeu a pena ter ido ver. A idéia do filme, que já foi explorada no clássico De volta para o Futuro, ficou impregnada na minha cabeça.
No filme o personagem de Wagner Moura volta no passado acidentalmente e aproveita para tentar 'conserta-lo', o que não funciona muito bem e ele acaba tendo que voltar novamente para deixar as coisas correrem naturalmente.
Fiquei pensando se eu voltasse para o passado, na época de minha infancia e me encontrasse, sei lá, com 7 anos, época que a minha mãe me deixava ir sozinho para escola pois trabalhava e não podia me levar. Se eu me encontrasse numa manhã indo para a escola, com a minha pastinha verde de papelão pois minha mãe ainda não tinha comprado a minha mochila. Eu sempre perdia o dinheiro do lanche pois ele caia pela fresta da pasta. Eu passaria a mão na minha cabecinha de infante e me aconselharia, diria para ele fazer mais amizades e aprender a dividir as coisas sempre, quando o Floriano fizesse o carrinho de roleman e dissesse: "É meu e seu, tá" eu deveria ter dito: "Beleza, brincamos juntos então". Diria para eu tomar cuidado em 2001, e 2000 foi tão feliz, Ricardo, Viviane, Gilvan, Larissa. Foi muito bom mesmo mas 2001!
Diria para ele cuidar bem da jóia que ganharia em 2010, mas infelizmente eu não pude me encontrar comigo mesmo.
No filme a missão de mexer no passado para melhorar o futuro dá errado e estraga tudo! Eu começo a perceber como a vida é linda, a beleza da vida está mesmo na surpresa, a grande paixão do homem, a grrande graça da vida está mesmo no desconhecido, no novo...
Se as coisas estão ruins sempre se pode melhorar, um novo dia de sol sempre anuncia novas possibilidades. A felicidade pode estar na próxima esquina, na semana que vem não há outra maneira de ser feliz, de viver momentos felizes senão vivendo e vivendo e vivendo...
Voltar no passado nunca seria a solução, não teria a menor graça, não se aprenderia nada para melhorar a existencia, por que sempre seria possivel voltar e consertar os erros. A vida realmente perdeira toda a graça, toda a razão de ser.
Me lembro que quando eu era criança, ficava com a minha irmã em casa e assistia um desenho chamado duke tales, na abertura do desenho tinha uma cena em que os personagens iam correndo numa ponde e a ponte ia despencando atrás deles dando a exata idéia de que não era possivel voltar para trás.
Realmente não podemos nos culpar a vida inteira por erros que cometemos mas é certo dizer que lutar para não cometer os mesmos erros sob o risco de não sairmos do lugar.
É isso, viver ainda continua sendo a GRANDE aventura da vida.
A cada nascer do sol, a cada por do sol, a cada cerveja, a cada queda e levantar apressado, a cada erro e acerto há sempre um aprendizado, há sempre a chama da esperança renovada.
Não adianta estacionar o pensamento no passado e no que não se fez, vamos viver e deixar o passado morrer, e vamos caminhar, vamos fazer...
Escrevi isso com propositais referencias oitentistas época de minha aurea infancia.
Por que se chama "Indios"? Sei lá, gosto mesmo da música e do titulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário