sábado, 11 de julho de 2009

Agora eu sou jornalista?!

É o caraleo! Não sou jornalista porra nenhuma eu mal sei escrever, o que faço na verdade é esboçar minhas opiniões a quem quer que seja e dividir o minimo conhecimento que tenho a quem interessar possa. Mas o caso é o seguinte:
Na sessão do ultimo dia 17 de Junho do STF os ministros votaram o projeto que tem como relator o ministro Gilmar Mendes, no qual se extingue a exigencia do diploma universitário para o exercicio da profissão de jornalista. Não, eu não acho isso legal!
Claro que sabemos que a informção tem sido uma arma poderosa na manipulação ideológica das massas e que esta sempre esteve concentrada na mão de bem poucos.
Hoje ela circula numa esfera muito alta e inalcansável pela grande massa, está concentrada nas redações das grandes agências internacionais que por sua vez seguem os mandos e desmandos das grandes corporações que editam as informações conforme seus interesses.
Transformando o grande contingente humano, numa massa homogenia e manipulavel.
É claro que a necessidade de uma midia independente é enorme mas acho que isso não tem nada a ver com o fim da exigencia do diploma.
O grande problema é que as universidades hoje em dia formam profissionais para atenderem justamente a demanda destas grandes empresas da informção.
Poucos dos formandos que saem de uma universidade hoje, pensam em seguir um caminho diferente do que está ai, todos querem ganhar um bom dinheiro fazendo o joguete do sistema, fazendo da noticia e da informação palanque para os que as detem.
É preciso que haja na cabeça do jovem desde a tenra idade a paixão pelo saber e pelo conhecimento para que não mais sejam manipulados pelos donos do capital, que são sempre os donos da informção. E para nós o que resta?
Somente um esboço cinzento do que é a verdade.
É preciso que haja mais educação e que a educação tenha qualidade e procure formar cidadãos e não consumidores.
A midia independente não pode deixar de existir mas acredito que mesmo os que vão formar a linha de frente nesta midia independente tem de estar preparados e paramentados para informar e não desinformar, reportar e não inventar, transmitir a informação de forma clara e desapaixonada.
Acredito que o ambiente academico é terreno fértil para o surgimento de novas idéias e ideais e que sem o convivio com outros individuos e o embate de idéias não é possivel haver evolução. Portanto a faculdade só vem a aguçar os conhecimentos dos individuos, acho importante pois então que o jornalista tenha um diploma.
Senão logo mais teremos advogados, dentistas, médicos e engenheiros autodidatas. Será que alguém confiaria num profissional assim que aprendeu tudo por conta própria?
O que acho é que deve haver mais preocupação com a qualidade da formação do jovem mas deixar de exigir o diploma não acho que seja certo.
Mais qualidade na formação para mais profissionais de qualidade e independentes mas com o diploma na mão.
É isso.

Um comentário:

  1. Acho o jornalismo uma profissão linda. Concordo que esta decisão é um absurdo. As chances de uma imprensa mais qualificada é mesmo através de uma boa formação.

    ResponderExcluir