sábado, 11 de julho de 2009

Gothic Rock

Depois que passou a explosão do punk com os Sex Pistols e um monte de bandas britânicas que foram em sua cola. O rock ficou meio "perdido", ai então quando surgiram as primeiras bandas inglesas que tocavam um rock algumas vezes acelerado outras lento mas sempre com letras meio tristes e depressivas se habituou chamar esse tipo de som de post-punk ou pós-punk por não haver muita definição no seu som.
O tempo foi passando e se notou que a cena rock que se formava na Inglaterra tinha como peculiaridade justamente a tristeza e então fazendo uma alusão a arquitetura sombria das catedrais medievais começaram a chamar o estilo de Gothic Rock. Alguns constumam dizer que não tem como ser alegre num lugar onde nunca faz sol. Nota-se isso pelas letras tristes e introspectivas dos The Smiths, com o seu vocalista Morrissey que junto com o Joy Division são oriundos da bucólica Manchester, cidade industrial e cinzenta.
Além dos Smiths e Joy Division também pertencem a essa cena o Sisters of Mercy, Bauhaus, Echo and Bunnyman e muitos outros que contribuem para manter a cena viva até hoje com bandas novas como o Bella Morte. Mas sem dúvida o maior simbolo deste movimento é o senhor ai acima Robert Smith, não tem como olhar para ele e não pensar em sua banda o The Cure que é a cara do movimento Gótico, com sua estética completamente mórbida.
Mas por que as pessoas ouvem este tipo de música? Pelo mesmo motivo de quem as escreve o faz. Todos nós necessitamos de dividir os problemas compartilhar nossas dúvidas e incertezas e neste quesito a música tem sido de extrema importancia. As vezes sentimos algo que nos deixa com aquela sensação de estarmos sozinhos e quando ouvimos uma música com a qual nos idenficamos descobrimos que não somos os únicos que nos sentimos daquela forma. Por isso a música tem formado os ditos "movimentos" que nada mais são que a união das pessoas que se identificam com aquele tipo de mensagem.

Um comentário:

  1. Agora vc entrou no meu território. Cresci justamente nesta época, ouvindo e amando todas as bandas citadas. Seguem meus comentários:
    1. O punk não é exatamente um movimento britânico e que seguiu os Sex Pistol. Acredito que não foi exatamente isso que vc quis dizer, mas ao leitor passa essa impressão. Do outro lado do oceano na mesma época havia em NY o CBGB e suas consquências e até um pouco antes as bandas como MC5 (Detroit) e Stooges (Michigan);
    2. As letras não eram meio depressivas, eram inteiramente;
    3. O que vc quis dizer com o rock ficou meio perdido?

    ResponderExcluir