domingo, 18 de outubro de 2009

Rio de Janeiro (problema sem fim texto também)

Esses dias fiz um trabalho escolar sobre a copa do mundo de 2014, cada grupo de alunos deveria escolher uma cidade sede da copa o meu grupo escolheu o Rio de Janeiro. Deveriamos falar da infraestrutura, dos meios de transporte e pontos turisticos.
Nós caprichamos! Falamos das belezas naturais, do Cristo, do beco das garrafas, do morro da urca, do bairro da Lapa e tudo o mais.
Quando me perguntavam sobre a violência eu sempre mudava de assunto e falava das belezas naturais.
No dia seguinte começaram as noticias sobre o helicóptero derrubado por traficantes no Rio e a guerra sem fim entre policia e traficantes, que mórbida casualidade.
Li uma vez que 'entropia' em fisíca é a desordem de um sistema e é exatamente o que acontece na cidade maravilhosa a completa inversão de valores onde quem deveria defender a ordem é justamente quem provoca a desordem. Onde traficantes e policia tem um 'contrato velado' que o povo que vive nestas comunidades conhece muito bem. Os traficantes pagam um valor para os policias para que o trafico corra solto. E quando um dos lados descumpre o combinado a guerra acontece.
Quando o traficante paga a propina devidamente tudo corre 'bem'. Os traficantes continuam aliciando crianças, viciando crianças, subjulgando e matando pessoas às vistas do poder publico.
A televisão noticia o que a policia diz e desta vez a desculpa foi a mesma de sempre a de que uma facção queria invadir o poder da outra.
O real problema é bem maior pois o traficante, aquele que está ali na linha de frente é apenas a ponta do iceberg, por trás dele existe uma imensa rede de corrupção que envolve policia federal e politicos. Quando se apreende 1 tonelada de cocaina pode-se ter certeza que 100 toneladas entraram no país sem o menor problema. Quando a televisão divulga a apreensão de 1 tonelada de coca é para o povo pensar que a policia combate o trafico. Mas aquela tonelada é apenas 'boi de piranha', uma parte planejadamente entregue para 'enganar' a fome de justiça da população.
Assim como os presos famosos como Fernandinho Beira Mar bandido sanguinário que já foi tido como herói e revolucionário, preso só para acalmar o povo e mais uma vez faze-lo crêr que a policia funciona.
E nesta cascata de problemas irresolviveis quem sofre é a população, o cidadão comum que não tem nada a ver com a história.
E nós aqui falando das belezas naturais...
Que bom que os traficantes esperaram a gente apresentar o trabalho para começar a barbarizar.

2 comentários:

  1. Concordo com sua colocação. Eu não acredito que no período da Copa do Mundo e das Olimpíadas haja problemas de segurança. Acredito sim que irá rolar um acodo de "paz", como historicamente tem acontecido. O crime no RJ é tão organizado que ganha status de Estado, merecedor de acordos diplomáticos.

    ResponderExcluir
  2. É dificil acreditar q com tds esses problemas e q a cada dia surgem mais e mais, o Rio ainda vai ser sede das olimpiadas.Vamos torcer pra q não acontecça nada de muito grave pois já tem até assaltante fazendo aula de inglês pra aprender "assaltar bonito" é rir pra não chorar mano.
    obs: gostei do poster do Agnaldo e M.J. hehe...

    ResponderExcluir