domingo, 30 de maio de 2010

Eu que ainda acredito na música visceral

Hoje li que o Hole da Sra. Courtney Cobain estava de volta e que em pouco tempo o novo single da banda que se chama "Skinny Little Bitch" está fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos e Europa. Enquanto isso a gente aqui liga o rádio e ouve o black eyed peas, lady gaga, beoncè e um monte de baboseiras mais. Não há nada de errado em as rádios tocarem estes "artistas" o problema é que só tocam isso hoje em dia, houve um tempo em que a parada era mais democratica. Havia as rádios rock, as de samba/pagode, as de consultório dentario tipo Antena 1 e as... argh... pop. Estas últimas como Transamérica e Jovem Pan sempre tocaram o que estava na moda, nenhuma novidade quanto a isso mas desde muito tempo o que vemos é uma massificassão extrema onde todas as rádios são uma mistura de Trans/Pan. A pouco tempo atrás tinhamos as rádios chamadas alternativas que na verdade eram rádios rock, a que eu mais gostava era a Brasil 2000 que agora é pop também, mas havia ainda a 89 rock, a mix, a 97 rock além da Kiss que resiste bravamente até hoje. O problema é a falta de opção, o problema é o jabá que rola solto onde programadores e donos de rádios só pensam no dinheiro e tocam somente o que dá dinheiro.
Voltando ao Hole: esta nunca foi minha banda preferida mas claro que sempre paguei um pau para a mulher do finado Cobain, ela é linda tendo ela matado ou não o Sr. grunge mor. Ela é linda!
E como é lindo vê-la cantando é de arrepiar e chorar ao mesmo tempo. Todo aquele estilo e atitude que não vemos a muito tempo, parece que cada palavra de sua musica é cantada com as visceras, com o coração, enfim, com VERDADE!
Sempre gostei de rock por isso, por que o rock, assim como o blues sofrido, o jazz e outros estilos bons de música são para dividir esperiências com o público.
Esta pobre música de hoje em dia não parece ter vindo do coração parece ter sido fabricada em alguma agência de propaganda. Onde os clientes dizem préviamente que tipo produto querem consumir. Parece que todas essas músicas são iguais e que são feitas para agradar o consumidor. Havia um tempo em que a música era feita para externar os sentimentos do artista e ouvisse quem quisesse. Enfim, acho esta música das rádios hoje em dia FALSA E RUIM.
Sem sentimento pois na maioria das vezes é só uma batida eletrônica com um palhaço cantando (?) por cima. Triste muito triste.
Ainda bem que o underground existe e que a gente sempre vai poder ouvir as bandas, os artistas de verdade...
A Sra. Cobain está velha e meio enrrugada mas ainda conssegue fascinar tanto pela música pesada quanto pela postura e melhor ainda: graças a sua beleza fisica e sua boa música ela só toca em lugares chics levando um pouco de peso e atitude a este mentecapto mainstream.
Eu assisti hoje um video dela tocando na festa do New Musical Express Wards uma música dela e do Billy Corgan chamada "Samantha". Música ótima.
A verdade é que paralelo à boa música sempre ouve este lixo pop, só que o lixo está tomando conta do mercado mas a boa música está começando a reagir, vai ocupar o seu lugar no mainstream de novo...
Courtney Love continua linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário