domingo, 5 de abril de 2009

O Presidente Agitador de Imagem Inabalável.


Na paralisação de 1979, o sindicato de São Bernardo e Diadema sofreu intervenção do governo federal, e Lula foi destituído do cargo. Em 1980, mais de 100 mil trabalhadores aderiram ao que foi considerado pela imprensa na época de "a maior paralisação operária da história do sindicalismo brasileiro".Lula e mais sete sindicalistas _entre eles o ex-presidenciável do PSTU José Maria de Almeida_ foram presos pelo Dops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) como forma de pressionar a volta ao trabalho.Enquanto estava preso, a mãe de Lula, Eurídice Ferreira de Mello, morreu de câncer aos 65 anos. Assim que soube da morte da sogra, Marisa Letícia entrou em contato com o então delegado Romeu Tuma, senador reeleito do PFL-SP, para permitir que o marido acompanhasse o velório e o enterro.Cerca de 2.000 pessoas se aglomeraram nas proximidades do cemitério da Vila Paulicéia, em São Bernardo, para saudar o sindicalista e pedir sua libertação. Lula foi solto após um mês de prisão. Em 1981, foi condenado pela Justiça Militar a três anos e seis meses de detenção por incitação à desordem coletiva, mas a sentença acabou anulada no ano seguinte.Ao ser solto, o ex-secretário da Segurança Pública de São Paulo, Erasmo Dias, um dos personagens mais representativos da repressão política no regime militar em São Paulo, foi profético em relação ao destino do sindicalista. "Ele tem agora um futuro político garantido e se elege tranqüilamente deputado ou senador", dissera Dias em entrevista após a libertação de Lula.Em fevereiro de 1980, Lula participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo e, em 26 de maio, sua chapa foi eleita para comandar a executiva da sigla.Em 1982, Luiz Inácio da Silva acrescentou o apelido "Lula" ao nome e disputou o governo de São Paulo. Em 1986, foi eleito com a maior votação do país para a Assembléia Nacional Constituinte. Em 1989, disputou pela primeira vez à Presidência da República e foi derrotado por Fernando Collor de Mello no segundo turno.Decidido a disputar novamente o cargo, Lula cruzou o país do Oiapoque (AM) ao Chuí (RS) nas "Caravanas da Cidadania". Em 1994 e 1998, no entanto, perdeu a eleição no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2002 Lula chegou pela primeira vez a presidência de República no dia que completou 57 anos de idade.


Apesar de todas as denuncias e do estardalhaço provocado pelo caso do "mensalão" parece que o nosso estimado presidente continua firme e forte, com a seu maravilhoso programa de compra de votos "Bolsa Familía". Ainda não conseguimos apartar a imagem do revolucionário romântico da imagem do lider da nação que deve ter compromisso com a idoniedade. É o coração falando sempre mais alto que o raciocínio. Foram anunciados hoje cortes de verbas para o orçamento de 2009 em varias areas importantes como habitação e educação porém o programa "Bolsa Familía" permanecerá intacto por que se não a Dilminha dança em 2010!

Um comentário:

  1. A história do Lula é linda. Seu governo é bom. Sou politicamente um Social Democrata mas não posso deixar de adimirá-lo e respeitá-lo. Em relação ao Bolsa Família e outros projetos sociais tenho fortes restrições ao modelo e etc. Quanto ao corte no orçamento economicamente entendo como necessário, mas apenas como fato isolado não resolve o problema do Estado. A manobra de manter o Bolsa Família é uma estratégia política normal em todos os partidos.

    ResponderExcluir