domingo, 19 de julho de 2009

FOO FIGHTERS - first album

O ano era 1994, contava eu pouco mais de 12 anos quando o Nirvana a maior banda de rock dos anos noventa acabara após o ato estúpido de seu lider Mr. Kurt Cobain tirando sua própria vida e deixando uma filha sem pai, uma viuva louca e uma legião de fãs orfãos pelo mundo a fora.
Em meio a tristeza e a lacuna deixadas por sua ex-banda o baterista David Grohl decidiu seguir em frente e como ele mesmo disse percebeu que só tinha um caminho, ou seja, continuar com a música.
Ele já havia feito uma música para o Nirvana, Marigold que saiu como b-side no single de Heart Shaped-box do album In Utero. Mas tinha muitas músicas prontas, guardadas.
Os fãs do Nirvana (inclusive eu) ficaram atentos a qualquer burburinho que anunciasse algum lançamento fosse de Dave Grohl, fosse do baixista Chris Novoselic.
Eis que em 1995, menos de um ano depois da tragédia que acabou com o Nirvana foi lançado o primeiro album do Foo Fighters banda em que o ex-baterista Dave assume o vocal e a guitarra. O que muitos não sabem é que este disco é um trabalho pessoal do cara em que ele tocou todos os instrumentos. Por isso este disco pode ser até considerado um disco "solo" do agora cantor e guitarrista Dave.
A banda só foi montada depois mas já aparece no encarte do disco, para ela foram recrutados Pat Smear guitarrista que tinha acompanhado o Nirvana na turnê de In Utero, para o baixo Nat Mendel e para a bateria Willian Goldsmith.
O primeiro single que chegou as rádios foi "This is a Call" um hardcore acelerado com o vocal muito bonito de Dave, depois disso veio "Big me" com seu clip divertidissímo.
Realmente por tráz das baquetas do Nirvana havia um grande compositor e um front-man de primeira. Todas as faixas do disco são ótimas destaque para "I'll Stick Around", "Alone+Easy Target" e a maravilhosa "Good Grief".
Um grande disco de uma grande banda feito em uma época em que ainda existia rock de verdade, forte e pulsante. Depois de seu brilhante debut o Foo Fighters seguiu uma carreira de sucesso que dura até hoje laçando bons discos e fazendo shows empolgantes.
Mas na minha humilde opinião nenhum disco do Foo Fighters supera este maravilhoso disco de estréia!

2 comentários:

  1. Eu fiquei tão passado com o fim do Nirvana que nunca ouvi um disco do Foo Fighters. Boa dica, quem sabe agora eu tenha elaborado a perda.

    ResponderExcluir
  2. Não perca mais tempo ouça já, o disco é ótimo!

    ResponderExcluir