quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cuidado com o Povão!!!

Terra do Carnaval
Ratos de Porão

Composição: João Gordo


Você sabe de onde eu venho?/Da terra do carnaval/Onde a maioria é pobre/E se-fode pra viver/Futebol/Mar e sol/Uma dívida gigante. /Pra pagar até morrer./Minha terra tem ladrões/Que aprendem a roubar/Na escola do poder/Honestos não entram, não./(E o povo?) Segue a vida, pé no chão/Dentes podres, ilusão/Que o Brasil vai melhorar/Mais eu acho que não vai!/Não quero sair perdendo/Nossa grande confusão/Se você é eleito/Aqui está a solução./Afasta essa cambada do poder/Dê esperança ao povo com fim da inflação/Siga seu mandato honestamente até o fim/Cuidado com o povão...... da terra do carnaval!!


"Paraisópolis"

Conversava dia desses com uma amigo meu e ele falava sobre as letras do "Facção Central". Ele dizia que elas ditavam uma "nova ordem" e que eram o manual de sobrevivencia para quando esta nova ordem fosse instalada. Dizia que tudo o que vemos como 'guerrinhas de policia e ladrão' e fatos isolados na verdade são parte de um esquema bem maior algo revolucionário. Na boa, nunca gostei do papinho de bandido revolucionário tipo Marcola e Fernandinho Beira-mar que chegaram a dizer que defendiam e faziam o bem nas cmunidades onde viviam.
Mas sim é nitido e notório que Fernandinho e Marcola são apenas boi de piranha, são figurinhas pequenas perto dos reais bandidos que estão por tráz de toda a tramóia, estes dois são apenas laranjas apenas boi-de-piranha.Iss não é nehuma novidade.
Um dia depois eu ligue a televisão e vi o caos na favela de Paraisópolis, fiquei meio assustado na hora por que vi como aquele cara com quem conversei estava sendo profético quando falava de "Nova Ordem".
Sempre tive fé, acreditava que nas favelas e nos lugares onde há pessoas excluidas - e que vivem a margem do que se convencionou chamar de "sociedade"- havia uma grande força adormecida, sempre acreditei que a revolução viria dali mas claro que em minha mente romantica está revolução seria feita por pessoas bem informadas e engajadas e não por fantoches cegos agindo a mando de criminosos. Nunca pensei que seria assim.
Mas por outro lado...
Quando via as manifestcões durante as reuniões do G8 meu coração se enchia de emoção e de alegria por que via que como eu existiam pessoas indignadas e que estavam dispostas a lutar mesmo que essa luta fosse em vão. Mesmo assim achavam importante se manifestar e se fazer notar.
Eu sabia que uma hora ou outra isso iria acontecer por aqui também, mas não esperava que fosse assim, mas a reação e toda esta merda em que estamos afundados e nem vemos teria que vir de algum lugar.
A elite que foi quem mais lutou na década de 60 (cada um sabe onde o calo aperta, entende?) hoje é a mesma elite mediocre que usa da TV para ditar o que devemos ter ou não ter, é esta a elite que cria necessidades artificiais e futeis nos jovens da favela. Esta é a mesma elite que fecha o vidro do carro importado na cara destes jovens excluidos.
Como então a revolução poderia vir de outro lugar?
Todo o desprezo gera frustração e revolta.
Não adianta, não espero mais que os poetas venham lutar neste novo front, os soldados agora não usam mais as armas de antigamente, agora usam paus e pedras.
Num sistema sujo e vil era de se esperar que os efeitos colaterais seriam fatais.
Estou feliz agora pois sei que uma hora ou outra tudo aquilo que eu imaginei vai acontecer, a grande força adormecida vai despertar e alguma coisa vai ter que mudar e novo sempre é melhor que o velho. Tudo tem um começo, começou com os excluidos e sua enorme força mas eu sei que qualquer dia vou ver os poetas vomitando poesias de caos no front de batalha enquanto arrancam tripas de padres e politicos. Eu sei que sim, eu sei que sim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário