segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Guided By Voices

Em 1996 pedi a um amigo que me gravasse a fitinha demo da banda dele para eu dar uma escutada. A demo tinha 9 músicas, um número muito bom para uma demo, dei a ele uma fitinha de 60 minutos e como sabia que iria sobrar muito espaço pois o tempo de músicas da banda dele não passava de 20 minutos pedi que ele gravasse outras bandas de hardcore no espaço restante.No outro final de semana fui lá pegar a fita com o meu amigo, quando cheguei em casa fui logo ouvir, a banda dele era muito boa, uma das melhores de São Paulo e acho que uma das melhores do Brasil no estilo. A banda dele se chamava Gritando HxCx...
Na titinha além da demo do Gritando, ele gravou diverssas bandas legais: Cript Slaughter, Ten Foot Pole, Discharge, Riistetyt, etc..No inicio do lado 2 um som distoava de todo o resto, era igualmente barulhento e mal gravado mas estremamente melódico. A música se chamava "Man Called Aerodynamics" e a banda Guided By Voices...
A música me chamou a atenção logo de cara mas não me importei muito com ela, depois disso eu, o Marcelo do Gritando e mais uma galera fomors para a praia, e num acontecimento bisonho fomos roubados e ai lá sefoi a fitinha do Gritando com o Guided junto.

Mais de 10 anos depois, em 2007 eu comprei o disco Under the Bushes Under the Stars que contém a música citada aqui e foi amor a primeira ouvida.
O Guided By Voices foi formado em 1983 em Dayton Ohio, pelo gênio estranho Robert Pollard um ex-professor de escola que começou a gravar suas fitinhas no porão de casa junto com o irmão. Antes disso ele foi incentivado pelo pai a seguir uma carreira nos esportes mas foi na faculdade que ele descobriu sua real vocação: a música.
Nesta época a banda contava com Robert Pollard (vocais e guitarra), Paul Comstock (guitarra, piano), Mitch Mitchell (baixo) e Payton Eric (bateria). Após algum tempo, eles lançam o EP "Forever Since Breakfast", em 1986.Em 1987 saiu o primeiro disco cheio do Guided chamado "Devil Between My Toes", o que chama a atenção no Guided além das estranhas e envolventes melodias são os títulos das músicas que segundo Pollard são ditados a ele em seus sonhos.
Os discos do GBV são um deleite para quem gosta do bom rock’n’roll com músicas vigorosas e cheias de riffs de guitarra que são em sua maioria planejados por Pollard, a voz deste é um capitulo a parte, ele consegue fazer tantas variações que as vezes da a impressão de não ser a mesma banda tocando todas as músicas do disco.
O Guided influenciou muita gente do rock dos anos 90 como: Pixies, Sonic Youth, Nirvana, REM e toda a galera do chamado rock alternativo.
Atualmente a banda encontra-se em periodo de ibernação mas os fãs ao redor do mundo torcem por sua volta.
Clip I'm the Scientist:
Game Of Pricks:

3 comentários:

  1. Cara, esse som é legal mesmo! Vc assistia o Lado B e o Manifesto MTV?

    ResponderExcluir
  2. Não assistia cara, conheci a banda pelo Marcelo Donald do Gritando HC. Ele que me mostrou a maravilhosa"Man Called Aerodynamics"

    ResponderExcluir
  3. Esta banda é maravilhosa, sou viciado hoje em dia. Tudo o que vc imagina em matéria de som alternativo tem um pouco do som desses caras!

    ResponderExcluir